ESTE BLOG É PARA VOCÊS.

Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

TRABALHO BIMESTRAL - 8º ANO


COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL
GEOGRAFIA  E FILOSOFIA – 8º ANO A/B/C

TEMA: INFLUÊNCIA DA CULTURA DOS EUA NO BRASIL

Ao longo de todo século XX assistimos a um processo de “americanização” da cultura mundial. O acesso cada vez mais rápido à informação trouxe consigo uma divulgação maciça do “American Way of Life”, por meio do cinema, da TV, da internet, da música. O estilo de viver dos estadunidenses é tido como o que há de mais moderno, prático e eficiente, e imitá-los torna-se essencial para uma “boa qualidade de vida”. Assim, uma enxurrada de produtos, que vão desde comida congelada até aparelhos absolutamente inúteis, invade o mercado mundial. É a globalização dos costumes. Todos no mundo vestem jeans, camiseta e tênis, comem hambúrgueres e batatas fritas, bebem Coca-Cola, assistem MTV e ouvem rock-pop-funk-reggae-soul-blues. Nova York é a capital do mundo; Miami, sua praia; a Califórnia, o seu sonho de consumo; Las Vegas, a armadilha mortal. Cowboy substitui o peão; country entra no lugar do regional; rodeio vira febre; botas, chapéus e franjas são a última moda. Fast Food é luxo, McDonald’s, Burguer King, KFC, Starbucks... ONDE ESTÁ O MEU PAÍS?!?!

Este trabalho tem por objetivo a demonstração de como a cultura dos EUA interfere no nosso cotidiano.  Pare e pense: quantas vezes por dia você e sua família utilizam produtos de origem estadunidense? Nenhuma? Então veja: que música você ouve vindo para a escola? Onde você vai comprar aquela roupa para ir à festa de sábado? Em que aparelho o seu almoço é esquentado? O que você usa nos pés para vir à aula? Qual aparelho permite que você converse com seus amigos sem sair de casa? E essa coisinha que você carrega no bolso e que insiste em tocar no meio da aula? O que você vai ver no cinema? Os canais que você assiste em casa são...? Quem você imita no jeito de usar o cabelo, a roupa, a unha e a maquiagem? Qual a marca de roupa esportiva que você escolhe de presente? Você fala auto-serviço ou self service? No seu computador tem um rato ou um mouse? E aí, continua achando que não usa nada dos EUA?
Então vamos lá: seu trabalho é demonstrar essa influência da cultura dos EUA da forma mais interessante e legal que você encontrar. Pode ser cartaz, maquete, instalação, pintura, costura, modelagem, fotografia, composição, bordado, mosaico, bonecos, miniaturas, enfim, as possibilidades são grandes e a sua criatividade, ilimitada.  Explore marcas, logotipos, personalidades, pontos turísticos, fast foods, aparelhos, músicas, filmes, moda... Deite e role! Mas atenção: a identificação visual deve ser imediata. Ou seja, bateu o olho, reconheceu.
Depois de tudo pronto, pare e reflita sobre essa influência dos EUA. Escreva um texto a respeito do assunto, com um máximo de 2 páginas. O texto é seu, não deve ser copiado, pois é a apresentação das SUAS conclusões.

ATENÇÃO: quem for optar por maquetes, construções, instalações, evite fazer o trabalho muito grande. Se o seu trabalho for gigante irá precisar de muito espaço para ser exposto, tirando a chance de outros trabalhos. São muitos alunos, portanto muitos trabalhos. Então, seja econômico em relação ao tamanho.
Os trabalhos serão expostos. Portanto, evite colocar objetos que você não queira perder e procure colar tudo muito bem colado. A tentação fala alto: sempre vão colocar a mão nos trabalhos. Ao montar a exposição, objetos soltos poderão dificultar a colocação nas bancadas. E são fortes candidatos a virarem “lembrancinhas”. Portanto, sejam atentos a esse detalhe.
Materiais, cores, formatos, todos são de livre escolha.

ATENÇÃO 2: uma parte deste trabalho será realizado pelo professor Luciano em suas aulas de filosofia. Ele fará as orientações necessárias e estipulará prazos de entrega. Portanto, não esqueçam que a nota final será composta pelas duas disciplinas juntas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será composta por uma média entre os seguintes itens:
            Cumprimento das regras e prazos
            Capricho e criatividade
            Pertinência do tema escolhido
            Texto conclusivo
            Tarefa proposta na aula de Filosofia
Cada item vale 8 pontos. O não cumprimento de algum item acarretará na perda de pontos. Todos serão somados e divididos por 5.

DATA DE ENTREGA DO TRABALHO DE GEOGRAFIA
            8ºA e 8ºB = 04/09
            8ºC = 05/09
Obs: a parte do trabalho realizada na disciplina de filosofia terá a data de entrega estipulada pelo professor Luciano.

OBSERVAÇÕES:

Não se esqueça de cumprir o prazo de entrega. Caso ocorra algum imprevisto, comunique à coordenação imediatamente. Atrasos acarretarão perdas de pontos importantes.  Secretaria não é lugar de entregar trabalhos. Muito menos a coordenadora em horários contrários aos de seu período. Se esquecer ou não fizer, assuma a falha e venha conversar para chegarmos a uma solução.
O computador não é essencial para a realização deste trabalho. Portanto, não é desculpa problemas técnicos com os mesmos. Organize-se e não deixe para a última hora.



BOM TRABALHO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário