COLÉGIO
PORTO UNIÃO
TRABALHO
SOBRE ESTUDO DO MEIO – CAMPINAS
GEOGRAFIA
– 6º ANO A/B
Roteiro
para quem foi ao estudo do meio
1. O passeio de Maria Fumaça da estação
Anhumas até a estação Tanquinho proporcionou uma viagem através do passado, na
qual pudemos observar vários equipamentos antigos, como a locomotiva e o
telefone. Descreva com suas palavras as principais características que você
pode observar nesses equipamentos.
2. Durante o percurso Anhumas-Tanquinho, o
que mais lhe chamou a atenção na paisagem? Descreva. Se quiser, pode ilustrar
com uma foto.
3. Quais foram suas sensações ao passear na
Maria Fumaça? Descreva-as.
4. A que conclusões você chega ao comparar a
tecnologia do telefone da época do império com a tecnologia dos atuais
telefones?
5. Faça um resumo em poucas linhas da visita
à Fazenda Santa Maria, destacando o elemento ou elementos que você achou mais
interessantes.
6. Observando a casa dos imigrantes separadas
da casa do dono da fazenda pela linha do trem, a que conclusão você chega? Por
que havia essa separação?
7. Durante
a demonstração do funcionamento do mecanismo à vapor da locomotiva, descobrimos
que ela leva uma certa quantidade de areia. Para que serve essa areia?
8. O Bosque dos Jequitibás oferece a
visitação de um mini-zoo entre suas atrações. O que você pode observar em
relação à situação dos animais desse zoo? Eles estão bem acomodados? Parecem
bem tratados? Os viveiros são adequados? Exponha suas observações e suas
opiniões.
9. Além do zoo, vimos um jequitibá oco que serve
de moradia aos morcegos, uma área de lazer com lanchonetes, trilhas, um
chafariz e até uma imagem de São Francisco de Assis. Há algo mais que você
colocaria no parque de tal forma que ele ficasse melhor? O que seria e por que?
10. Escolha um momento do passeio e elabore
um trabalho artístico para representá-lo. Esse trabalho é de livre confecção,
porém deve ser pequeno. Pode ser pintura, colagem, poesia, desenho, composição
com imagens, mosaico de fotos, enfim, você escolhe o que quer fazer. Você escolhe
também o que quer representar: a Maria Fumaça, a fazenda, o Bosque, um local
mais específico. Lembre-se: deve ser pequeno.
Roteiro
para quem NÃO foi ao estudo do meio
1. Elaborar uma mini-pesquisa (máximo de duas
páginas) sobre a história do café no Brasil e sua relação com as ferrovias.
2. Elaborar uma ficha com informações sobre a
cidade de Campinas. Essas informações podem ser pesquisadas na internet e podem
ser de livre escolha. Algumas sugestões: população absoluta, informações
turísticas, clima, IDH, etc. Escolhas itens que melhor caracterize a cidade.
3. Elabore um trabalho artístico pequeno com
o tema Ferrovias. Você pode escolher a técnica que quiser (sugestões na questão
10 do roteiro acima), desde que não fuja do tema e que o tamanho seja pequeno.
OBSERVAÇÕES:
1.
Escreva
com suas palavras;
2.
Exercícios
parecidos ou iguais terão nota descontada;
3.
Faça
a caneta ou digitado;
4.
Capa
é opcional;
5.
Não
esqueça o nome e o número;
6.
Respeite
a data de entrega, pois a mesma não será esticada, uma vez que as provas vão
começar.
7.
Trabalhos
incompletos terão nota correspondente.
8.
Não
entregue na secretaria.
9.
Se
for faltar, entregue antes ou no primeiro dia após a falta, mesmo que não tenha
aula de geografia – deixe com a Taci ou com a Mara.
Valor = 0 a 10
Data de
entrega: até 21/11 (quarta feira - não tem aula de geografia neste dia, mas os
trabalhos não entregues serão recolhidos por outro professor).
Se
terminar antes, pode (e deve) entregar. Quanto antes, melhor.
Bom
trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário