PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TRABALHO E A VIDA EM UM KIBUTZ, ENCONTREI ESSE POST EM UM BLOG, NO QUAL O AUTOR DESCREVE SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA COMUNITÁRIA EM ISRAEL. TEM FOTOS E O TEXTO É FÁCIL DE SER COMPREENDIDO.
O LINK É:
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/2010/01/morar-em-um-kibutz-onde-o-que-e-isso.html
ESTE BLOG É PARA VOCÊS.
Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
AGROPECUÁRIA ASIÁTICA
DIA
DA AULA
|
|
9ºA
|
28/05
e 29/05
|
9ºB
|
29/05
|
9ºC
|
29/05
|
AGROPECUÁRIA ASIÁTICA
Oriente Médio
* Litoral recortado, cercado por mares e oceanos.
* 90% da região tem climas áridos e semiáridos = escassez de água
* Rios permanentes: raros - Tigre e Eufrates, Jordão
* Parte do Crescente Fértil - um dos berços da agricultura.
* Difícil desenvolver uma agropecuária.
> Aproveitamento intensivo das regiões naturalmente úmidas
> Uso de irrigação - destaque para dois tipos de cultivos irrigados:
Tradicional:
* Técnicas milenares, ocupação intensiva das melhores terras
* Agricultura de subsistência (trigo, milho, tâmaras e frutas)
JORDÂNIA
ARÁBIA SAUDITA
SÍRIA
Moderno:
* Usado principalmente em Israel
* Uso de tecnologia e criatividade
* Destaque para as organizações comunitárias: kibutz e moshavs
* Verduras, legumes, uva e girassol
KIBUTZ
MOSHAV
Pecuária: ovinos, caprinos e camelos
Nomadismo:
* Tribos tangem os rebanhos em busca constante por água e pastagens.
Transumância:
* Movimento sazonal, influenciado pelas estações do ano. Há pastagens de verão (locais mais altos e frescos) e pastagens de inverno (locais mais baixos e quentes).
Plantations da Ásia Meridional
* Influência do vento de monções
* Duas formas de cultivo:
Jardinagem:
* Produção familiar voltada para a subsistência.
* Mão de obra braçal e técnicas tradicionais.
* Terra é escassa = aproveitamento intensivo
* Plantio em terraços ou planícies fluviais
* Destaque: rizicultura (arroz)
Plantations:
* Introduzida pelo colonizador europeu.
* Usa as melhores terras para criar latifúndios monocultores
* Voltada à exportação, mão de obra braçal
* Café, chá, amendoim, cana, algodão, tabaco, látex
Particularidades do Japão
* Arquipélago vulcânico e montanhoso, superpovoado (340 hab/km²)
* Falta espaço agrícola
* Campo ocupa menos que 5% da PEA
* Moderno e eficiente, pequenas propriedades familiares, mecanizadas e com muita tecnologia.
* Arroz, legumes e frutas
* Importações: complementam o abastecimento = mudança de hábitos alimentares
* Zona piscosa = piscicultura, aquicultura, maricultura
terça-feira, 29 de maio de 2012
RELIGIÕES ASIÁTICAS
BUDISMO
Fundador: Sidarta Gautama
Príncipe indiano mantido isolado da sociedade. Aos 29 anos conhece a velhice, a doença e a morte. Renuncia às suas riquezas e vira um asceta. Aos 35 anos encontra a Iluminação e se torna um Buda.
Princípio: o sofrimento é causado pelo desejo.
Os humanos estão escravizados por renascimentos sucessivos. O passado afeta o futuro. O homem colhe nesta vida o que plantou na anterior.
Salvação: libertação do ciclo de renascimentos pelo caminho das Quatro Nobres Verdades:
1. Tudo no mundo é sofrimento.
2. O sofrimento é causado pelo desejo.
3. O sofrimento pode acabar.
4. O homem se liberta do sofrimento pelo Caminho das Oito Vias: perfeita compreensão, perfeita aspiração, perfeita fala, perfeita conduta, perfeita subsistência, perfeito esforço, perfeita atenção, perfeita contemplação.
Nirvana: estado em que o carma se esgotou e o renascimento cessou. É eterno e sem sofrimentos.
Mandamentos: não fazer mal a nenhuma criatura vivente, não roubar, não ser irresponsável com prazeres sensuais, não falar falsidades, não usar drogas ou álcool.
TAOÍSMO
Baseada nos ensinamentos contidos no livro Tao Te Ching.
O provável autor é Lao Tsé.
Tao é a ordem do mundo e Te é a força vital.
Tao é a base para qual tudo é criado ou da qual tudo é jorrado. É também o céu, ou seja, o divino.
O conceito de Tao não possui explicação direta ou racional. Não pode simplesmente ser compreendido pelo homem.
O Taoísmo implica na "não ação", ou seja na passividade, uma vez que valoriza a ingenuidade e a simplicidade.
O ideal é que os homens interfiram o menos possível nos fatos.
XINTOÍSMO
Religião nacional: não possui fundadores.
Essência: cerimônias e rituais, por meio das quais entram em contato com o divino.
Kamis: deuses ou espíritos.
Crença: japoneses têm origem divina e entre todos, o imperador é descendente direto do deus-sol. Portanto é um kami vivo.
Cultos: estabelecem a cooperação e o contato com os kamis para garantir contentamento e paz para toda a comunidade.
Elementos básicos para um xintoísta: purificação, sacrifício, oração e refeição sagrada.
HINDUÍSMO
Religião politeísta, com enorme variedade de cultos e preceitos.
Base: pureza X impureza.
Sistema de castas baseado nessa divisão: os mais "puros" no topo.
Dalits: impuros.
Animais sagrados: macaco, crocodilo, cobra e a vaca, que é considerada mais pura do que um brâmane (a casta mais pura de todas).
Filosofia: a alma é imortal, e reencarna em uma nova criatura vivente.
Karma: as ações de uma vida são a base para a próxima vida.
Ganges: rio sagrado, que purifica e recebe a cremação dos mortos.
JUDAÍSMO
Religião ligada à história. Nasce da crença na aliança espiritual de Deus com o povo escolhido.
O livro sagrado é o Antigo Testamento da Bíblia, que está dividido em três grupos de livros: Torá, Neviim e Ketuvim. Há ainda o Pentateuco e o Talmud.
Credo: "Ouve, Ó Israel: Iahweh nosso Deus é o único Iahweh."
Monoteísta: Deus é o Criador e o Senhor. Seu nome nunca pode ser expresso em palavras.
Sinagoga: recinto sagrado, sem imagens ou objetos. A Arca é o ponto focal, um armário onde são guardados os rolos da Torá.
Shabat: dia de descanso (sábado) e festa semanal da Renovação.
Qualidades de um judeu: generosidade, hospitalidade, boa vontade para ajudar, honestidade e respeito pelos pais.
ISLAMISMO
Islã significa submissão. No caso, é a entrega do homem a Deus e a submissão à Sua vontade.
Fundador: profeta Maomé, que teria recebido do anjo Gabriel os pergaminhos com A Revelação (Alcoorão, o livro sagrado).
Maomé foi o mensageiro da ideia principal do islamismo: Alá é o único Deus.
Credo: Não há Deus senão Alá e Maomé é seu profeta.
Deus é o Criador e o Juiz. a vida na Terra é uma preparação para a vida que virá após o julgamento divino. Deus concede o perdão e auxilia os necessitados.
Pilares: profissão de fé, oração cinco vezes ao dia, caridade, jejum no Ramadã e peregrinação a Meca.
CRISTIANISMO ORTODOXO
Nasce do rompimento entre as Igrejas Oriental e Ocidental.
Não reconhece o Papa como chefe espiritual. Não possuem chefes e nem libertadores.
Igreja autônoma e independente. Dirigida pelos Patriarcas.
Celibato obrigatório para os bispos, mas os padres podem se casar antes da ordenação.
Doutrina assentada na Tradição.
Ênfase na ressurreição de Cristo - vitória da vida sobre a morte.
Acreditam que, no dia do Juízo Final, todos serão salvos.
Igreja reproduz o Templo de Salomão. Não há estátuas e nem imagens dos santos, e sim Ícones - pinturas religiosas.
Páscoa é a festa principal.
Base da fé no Evangelho de São João.
MATÉRIA DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS - 2º BIMESTRE
6º ano
6ºA: 18/06
6ºB: 13/06
Páginas 135 até 155
Levar régua no dia da prova
7º ano
7ºA: 18/06
7ºB: 13/06
Páginas 151 até 169
Levar lápis de cor no dia da prova
8º ano
8ºA/B: 12/06
8ºC: 13/06
Páginas 155 até 179
Estudar o mapa da página 155
Levar lápis de cor no dia da prova
9º ano
9ºA/B: 12/06
9ºC: 13/06
Páginas 141 até 161
6ºA: 18/06
6ºB: 13/06
Páginas 135 até 155
Levar régua no dia da prova
7º ano
7ºA: 18/06
7ºB: 13/06
Páginas 151 até 169
Levar lápis de cor no dia da prova
8º ano
8ºA/B: 12/06
8ºC: 13/06
Páginas 155 até 179
Estudar o mapa da página 155
Levar lápis de cor no dia da prova
9º ano
9ºA/B: 12/06
9ºC: 13/06
Páginas 141 até 161
segunda-feira, 28 de maio de 2012
PADRÃO SOCIOECONÔMICO DA ÁSIA
DIA
DA AULA
|
|
9ºA
|
23/05
|
9ºB
|
22/05
|
9ºC
|
22/05
|
PADRÃO SOCIOECONÔMICO
Quadro muito diversificado = variações que vão dos melhores aos piores indicadores sociais.
ANÁLISE DE TRÊS INDICADORES:
Taxa de Mortalidade Infantil
Número de crianças que morrem antes de completar um ano, para cada grupo de mil que nascem.
Indicador de qualidade de vida: higiene, assistência médica, fome e saneamento
Japão: menos de 10 por mil (ideal)
Singapura, Coreia do Sul, Israel e Kuwait: redução dos índices ao nível de países desenvolvidos
Bangladesh: manutenção de índice alto = baixa qualidade de vida e pouco acesso às melhorias
Expectativa de vida
Média de idade com que as pessoas morrem em uma nação em certo ano.
Indicador: alimentação, assistência médica, saneamento
Japão e Singapura: recorde mundial de longevidade = 82 anos
Camboja, Iêmen, Bangladesh e Paquistão: abaixo de 65 anos
Taxa de analfabetismo
Avalia a integração de uma nação à modernidade.
Muitos analfabetos = segregação dos habitantes em relação à sociedade moderna
Extremos:
Japão: 1%
Iêmen: passa de 70%
Diferenças entre gêneros: há mais homens alfabetizados do que mulheres
* Sociedades arcaicas
* Costumes
* Religião
Exemplo: Paquistão - 37% para os homens, e 64% para as mulheres.
Assinar:
Postagens (Atom)