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terça-feira, 25 de setembro de 2012

BELTS AGRÍCOLAS DOS EUA

GREEN BELT

* Localizado no entorno das grandes cidades das costas leste e oeste.
* Tem por objetivo abastecer as cidades com produtos frescos = cinturões verdes
* Produzem hortifrutigranjeiros
* Na costa leste abriga o Dairy Belt = cinturão dos laticínios - área produtora de leite e derivados





CENTRAL BELT

* Localizado nas Planícies Centrais
* Região de baixa ocupação humana, portanto ideal para a instalação de grandes latifúndios monocultores.
* Larga utilização de mecanização rural.
* Produção de grãos
* Destaques: Corn Belt (milho), Cotton Belt (algodão), Wheat Belt (trigo), soja, arroz, aveia






RANCHING BELT

* Localizado nos planaltos de Colorado e Colúmbia
* Ocupa áreas de clima árido e semiárido, impróprias para cultivos.
* Propriedades criadoras de gado bovino e ovino
* Utilização de pecuária extensiva, modernizada pelo uso de rações e irrigação.





DRY FARMING

* Localizado no sul da Califórnia
* Por ser um local muito seco, desenvolveu a técnica de arar = consiste em revolver a terra com o uso de tratores, trazendo para a superfície a terra mais úmida e fértil das camadas mais fundas.
* Associada com técnicas de irrigação produz uvas vinícolas, laranja, hortifrutis e gado leiteiro.





quarta-feira, 19 de setembro de 2012

QUESTIONÁRIO DE REVISÃO - 9º ANO

ATENÇÃO: NÃO ESTUDEM APENAS PELO QUESTIONÁRIO! TEM COISAS QUE PODEM NÃO CAIR, ASSIM COMO TEM COISAS QUE PODEM CAIR E NÃO ESTÃO AQUI.
ESTE QUESTIONÁRIO É APENAS UM ESQUEMA PARA ORIENTAR OS ESTUDOS. 

1. Por que a Costa Oeste está sujeita a terremotos e vulcões?

Porque está em uma área de contato entre placas tectônicas - uma área onde as placas se chocam.

2. Caracterize o relevo mexicano.

O México está em uma área de contato entre placas, provocando a ocorrência de terremotos e vulcões. Na borda do Golfo do México há a presença de planícies sedimentares, cobertas por pântanos, mangues e florestas tropicais. No centro há um extenso planalto com bordas abruptas que formam as sierras - local das maiores elevações do país. 

3. Que ilhas formam as Grandes Antilhas? E as Pequenas Antilhas?

As Grandes Antilhas são formadas pelas ilhas de Cuba, Jamaica, Hispaniola (Haiti e República Dominicana) e Porto Rico. As Pequenas Antilhas são formadas pelo arco de ilhas do Caribe.

4. Caracterize o relevo da América do Sul.

A maior parte do relevo é formada por planícies sedimentares de origem recente, como as planícies Amazônica, do Chaco e do Pantanal. São formações baixas, que raramente ultrapassam os 200m de altitude. Na porção ocidental (Pacífico) há a presença da Cordilheira dos Andes, um conjunto de montanhas jovens e instáveis geologicamente. Há também a presença de altiplanos e vales andinos. Na porção oriental (Atlântico) e norte, surgem os planaltos antigos e desgastados, com formas arredondadas e baixas altitudes.

5. Explique a ação da Corrente de Humboldt.

A Corrente de Humboldt é uma corrente marítima fria, que percorre o litoral do Chile e do Peru. No Chile, impede a evaporação do oceano, tornando o clima seco e ajudando a formar o Deserto do Atacama. No Peru, favorece a criação de uma zona piscosa que é uma das mais ricas do mundo.

6. Escreva a respeito dos furacões.

Entre os meses de setembro e outubro, as águas do Mar do Caribe aquecem acima de 25°C, propiciando a formação de furacões. É um sistema de ventos muito fortes que se originam da intensa evaporação das aquecidas águas marinhas. As colunas de vapor quente sobem para a atmosfera e encontram camadas de ar frio, condensando e dando origem a carregadas nuvens de chuva. Essas nuvens formam uma grande tempestade tropical, com até 500 km de diâmetro, e que ganham um movimento circular anti-horário, seguindo então uma das quatro rotas básicas em direção ao norte. Os furacões são classificados em uma escala de 1 a 5 e podem ultrapassar os 350 km/h.

7. O que explica os vazios demográficos do continente?

É a presença de muitos acidentes geográficos - locais cujas condições de ocupação humana são desfavoráveis. Exemplo: Floresta Amazônica, Desertos do Atacama e Sonora, Patagônia, Cordilheira dos Andes, Caatinga.

8. Como é o CV na América Latina?

O Cv é elevado ainda em apenas seis de seus países, que apresentam taxas acima de 2% a.a. Nos demais, as taxas são baixas, indicando que a população já está entrando em fase de transição demográfica.

9. O que explica essa característica?

A melhoria das condições de vida em geral.

10. O que a estrutura etária reflete no México? E nas Américas Central e do Sul?

No México podemos observar uma redução da população jovem e uma elevação da população idosa. Na América Central, ainda há países com elevada parcela de jovens, porém na maior parte dos países da região a população jovem diminui rapidamente. Na América do Sul há dois grupos de países: os mais pobres - com muitos jovens e poucos idosos; e os de melhor situação - com redução dos jovens e aumento dos idosos.

11. Cite duas características dos povos maia, asteca e inca.

Maias: elevado grau de organização social, decadência no século XVI
Astecas: organizados em confederação tribal, sociedade organizada em bases complexas
Incas: bom desenvolvimento de técnicas agrícolas, conheciam a domesticação de animais.

12. Por que a população mestiça é maior no México?

Não houve escravidão africana no México e sim séculos de miscigenação entre brancos e indígenas, o que originou 60% da população do país.

13. O que é macrocefalia urbana?

Existe na América do Sul uma tendência da população rural de abandonar o campo e se concentrar nas grandes capitais e centros urbanos regionais. Em muitos casos, essas cidades abrigam a maior parte dos habitantes de maneira desordenada e sem infraestrutura. Esse é o fenômeno da macrocefalia urbana.

14. Quais problemas urbanos existem no continente?

Muitos: favelamento, abandono e exclusão social, marginalização, falta de planejamento urbano, verbas insuficientes para conclusão de obras públicas, falta de moradias, trânsito intenso, problemas de saneamento básico, segurança, desemprego, acesso à assistência médica e hospitalar, analfabetismo, e por aí vai...

15. Caracterize os indicadores sociais: mortalidade infantil, expectativa de vida e renda.

Mortalidade infantil:
No México, a MI caiu graças ao investimento em educação e saúde. Na América Central há grandes disparidades, como índices abaixo de 10 por mil e o Haiti, que está entre os piores do mundo. Esse quadro é determinado por problemas com saneamento, higiene, alimentação e assistência médica.Na América do Sul a taxa vem caindo, mas ainda é considerada elevada. 

Expectativa de Vida:
Muitos países latinos estão abaixo do limite considerado ideal (75 anos), porém muitos já estão alcançando e mesmo ultrapassando esse patamar. Isso indica uma evolução, pois indica melhoria nas condições de vida.

Renda:
Foi criado um indicador de renda - parcela da população que vive com menos de 2 dólares por dia. Na América Latina, 24% da população está nessa condição, ou seja, vive em padrões de pobreza classificados entre os piores do mundo. Isso impede a obtenção de um bom padrão alimentar, acesso à educação e saúde.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CONTRASTES NA QUALIDADE DE VIDA NA AMÉRICA LATINA


CONTRASTES DA QUALIDADE DE VIDA

Qualidade de vida = medida por diversos indicadores
América Latina = diferentes situações

Mortalidade Infantil

   Ø  México vem reduzindo o índice = 19 por mil (2007) – porém ainda é alto
   Ø  América Central = grandes disparidades – há sete países abaixo de 10 por mil (ideal), mas também algumas das piores situações mundiais (Haiti – 60 por mil)


   Ø   Indica quadro típico de subdesenvolvimento
   Ø  América do Sul = taxa em queda (23 por mil), mas ainda considerada alta.   
   Ø  Extremos = Bolívia (50 por mil) e Chile (8 por mil)



Expectativa de vida

   Ø  Continente está alcançando patamares de países ricos (75 anos)
   Ø  Indica evolução, mas há muitos países ainda abaixo do ideal = problemas sociais
   Ø  Extremos = Ilhas Cayman (80 anos) e Haiti (57 anos)



Renda

   Ø  A maioria dos problemas sociais está relacionada à questão da renda.
   Ø  Linha de pobreza = parcela da população que vive com menos de 2 dólares por dia


   Ø  24% da população latino americana
   Ø  Parcelas significativas da população vivem em sérios padrões de pobreza.


   Ø  Riqueza = extremamente má distribuída
   Ø  Concentração nas mãos de pequena parcela da população.


   Ø  Extremos = Nicarágua (80% abaixo da linha de pobreza) e Uruguai (6% abaixo da linha de pobreza). 




MATÉRIA DAS BIMESTRAIS - 3º BIMESTRE

6º ANO

* População
* População absoluta e população urbana
* Critérios de agrupamento
* População brasileira
* Crescimento demográfico e crescimento vegetativo
* Movimentos migratórios
* Explosão demográfica
* Natalidade
* Motivos da queda da natalidade
* Mortalidade e mortalidade infantil
* Mortalidade no Brasil
* Esperança ou expectativa de vida
* Aula de Filosofia sobre mortalidade

PÁGINAS 139 ATÉ 163

7º ANO

* Minérios e minerais
* Formas de exploração mineral
* Problemas ambientais - garimpo
* Minerais metálicos no Brasil
* Combustíveis: lenha, carvão mineral, petróleo e alternativos
* Artesanato, manufatura e indústria
* Tipos de indústrias

PÁGINAS 161 ATÉ 184

8º ANO

* América Anglo-Saxônica
* Relevo e hidrografia (vertentes)
* Clima (climogramas não são necessários) e vegetação
* População dos EUA
* Imigração e crescimento populacional dos EUA
* Distribuição populacional e urbanização dos EUA
* Crescimento da população dos EUA (pirâmide etária)
* Composição da população dos EUA
* A questão dos direitos civis dos negros nos EUA
* Trabalho bimestral de Geografia e Filosofia

PÁGINAS 153 ATÉ 172

9º ANO

* Relevo da América Latina - Placas Tectônicas
* Clima e vegetação da América Latina - Furacões
* População absoluta e distribuição populacional na América Latina
* Crescimento vegetativo da América Latina
* Estruturas da população - pirâmides etárias
* Formação étnica e multiculturalidade
* Urbanização e marginalização
* Contrastes da qualidade de vida
* Trabalhos de Geografia e Filosofia

PÁGINAS 131 ATÉ 156





quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ESPERANÇA OU EXPECTATIVA DE VIDA


DIA DA AULA:   6ºA = 06/09   6ºB = 06/09

ESPERANÇA OU EXPECTATIVA DE VIDA

Média de idade com que as pessoas morrem num determinado local.
   Ø  É o número médio de anos que vive uma população
Atualmente = vem aumentando em todo o mundo.


Desigualdades:
   Ø  Muito baixa = menos de 50 anos
   Ø  Baixa = entre 50 e 60 anos
   Ø  Média = entre 60 e 70 anos
   Ø  Alta = entre 70 e 73 anos
   Ø  Muito alta = acima de 73 anos


Em geral:
   Ø  Países ricos = expectativa alta e muito alta
   Ø  Países pobres = expectativa média, baixa ou muito baixa

O BRASILEIRO JÁ VIVE MAIS

Brasil: apesar dos problemas que afetam a população, houve grande aumento da expectativa de vida em âmbito nacional.


   Ø  Queda da mortalidade
   Ø  Porém ainda estamos distantes do extremo de longevidade que é 82 anos (Japão)


MORTALIDADE NO BRASIL


DIA DA AULA: 6ºA = 06/09   6ºB = 04/09

MORTALIDADE NO BRASIL

Século XX = queda significativa


Motivos: desenvolvimento pelo qual o país passou
   Ø  Condições mais adequadas de saúde e higiene, melhor alimentação.




Porém: a mortalidade infantil ainda não pode ser considerada aceitável, embora venha caindo a cada ano.


   Ø  Maior acesso à assistência medica


   Ø  Benefícios do governo: assistência medica pública e gratuita.


   Ø  Obrigatoriedade da vacinação = redução das doenças


   Ø  Medidas de saneamento básico = água tratada, coleta de esgoto.


   Ø  Campanhas de aleitamento materno


TIPOS DE INDÚSTRIAS


DIA DA AULA: 7ºA = 06/09   7ºB = 06/09

TIPOS DE INDÚSTRIA

As indústrias podem ser classificadas de acordo com vários critérios.
   Ø  O mais utilizado é o tipo e o destino do bem produzido

Em cada etapa da produção é um tipo de indústria que atua:

   Ø  Indústria de Base = fornece bens e equipamentos para outras indústrias (Ex.: matéria prima beneficiada, ferramentas, máquinas, ferro e aço, produtos químicos, energia).
      
      METALURGIA


PETROQUÍMICA


SIDERURGIA


ENERGIA ELÉTRICA


CELULOSE



   Ø  Indústria de Bens Intermediários = produz peças para a indústria de bens de consumo (Ex.: autopeças, componentes eletrônicos, tecidos, papel).

       TECELAGEM


AUTOPEÇAS


COMPONENTES ELETRÔNICOS


PAPEL



   Ø  Indústria de Bens de Consumo = produz para o mercado consumidor. Os bens podem ser: 
        * Duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis) 

     AUTOMOBILÍSTICA


MOBILIÁRIO


ELETROELETRÔNICOS


COMPUTADORES


        * Não Duráveis (alimentos, remédios, roupas, papelaria, higiene)

    ALIMENTÍCIA


COSMÉTICA


FARMACÊUTICA


TÊXTIL