Nos últimos tempos, a região sul do Sudão era referida como Sudão do Sul, uma região autônoma que lutava pela independência política. Esse processo de independência teve início em 2005, quando o governo sudanês concordou em conceder a autonomia a partir de um tratado assinado em Nairóbi, capital do Quênia. A decisão seria finalizada por um referendo com os eleitores da região.
O referendo ocorreu no início de 2011, confirmando a vontade de 98% dos votos favoráveis à independência.
Para afastar qualquer ameaça de conflito armado, o presidente do Sudão declarou na TV que aceitaria e apoiaria o resultado da votação.
O Sudão do Sul nasce como um país pobre, carente de infraestrutura e energia elétrica, apesar de ser uma região rica em petróleo. O novo país herda mais de 2 milhões de mortes causadas por 40 anos de guerra civil. Ele tem o tamano de Minas Gerais, com cerca de 8,5 milhões de habitantes.
92% da população feminina é analfabeta. A água potável é distribuída por uma empresa privada que disponibiliza caminhões tanque - mais da metade da população não dispõe de água potável. O país não possui estradas e ruas pavimentadas.
FESTA EM COMEMORAÇÃO PELA INDEPENDÊNCIA DO SUDÃO DO SUL:
ESTE BLOG É PARA VOCÊS.
Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
INTRODUÇÃO AO CONTINENTE AFRICANO
ESPAÇO NATURAL AFRICANO –
POSIÇÃO GEOGRÁFICA
Banhada
por: Oceano Atlântico, Oceano Índico, Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho.
Cortada
por: Linha do Equador, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Meridiano de
Greenwich
27
mil km de litoral, regular e com poucos recortes.
Ilha:
a maior é Madagascar.
Canal
de Suez: tornou o continente totalmente circundado por água.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
ESPAÇO GEOGRÁFICO
ESPAÇO GEOGRÁFICO
Lugar
= paisagem natural + transformações
Ø É a ação humana que transforma a paisagem
natural, criando um espaço geográfico.
ATENÇÃO:
todo espaço geográfico tem uma base natural, que é formada por relevo, clima,
hidrografia e vegetação típicos do local.
ESPAÇOS GEOGRÁFICOS:
8º ANO - 1º BIMESTRE
ROTEIRO
DE TRABALHO BIMESTRAL
8º
ANO – GEOGRAFIA
TEMA: PROBLEMAS SOCIAIS MUNDIAIS
O mundo
apresenta anomalias e contrastes impressionantes, muitos dos quais as pessoas
costumam notar e comentar quando abordam os problemas sociais: generalização da
miséria, abismo entre ricos e pobres, disseminação da ignorância e preconceito,
violações dos direitos humanos, homogeneização de hábitos e costumes,
destruição do meio natural.
Por meio deste
trabalho, vamos discutir e divulgar alguns dos principais problemas que atingem
as sociedades menos favorecidas no mundo atual. Para tal, siga as regras:
·
Neste roteiro está assinalado o problema social
que lhe cabe pesquisar. Procure informações a seu respeito, junte dados,
imagens e tudo que possa ajudar a formar uma ideia a seu respeito.
·
Apresente sua pesquisa por meio de uma história
em quadrinhos. Atenção: não haverá pesquisa escrita.
·
Sua história poderá ser de três formas: charge
(com um quadrinho e linguagem irônica), tirinha (com três quadrinhos) ou página
(com mais de seis quadrinhos)
·
Independente do tipo de história escolhida, faça
os quadrinhos em uma folha branca e aplique-os em uma folha de papel color-set
de sua preferência.
·
Você poderá desenhar, pintar ou colar. Poderá
usar também imagens reais, recortadas de revistas ou jornais.
·
Balõezinhos de fala são opcionais. Se for
fazê-los, as letras deverão ser legíveis.
·
O color set poderá ser na vertical ou na
horizontal, dependendo de como você vai organizar a sua história.
·
Você poderá criar personagens ou usar pessoas
conhecidas. Esses personagens deverão aparecer em uma situação que caracterize
o problema que você pesquisou. Por exemplo: uma família que vive em um barraco,
um analfabeto procurando emprego ou um idoso na fila de um hospital.
·
Sua História poderá ser cômica, irônica,
crítica, dramática, neutra, jornalística. Você escolhe o tom que quer dar a
ela.
·
Nas aulas de Artes, a professora Meire irá
explicar as técnicas que envolvem a criação de uma história em quadrinhos.
·
Nas aulas de Filosofia, o professor Luciano irá
trabalhar os temas propostos e sugerirá um trabalho que fará parte da
composição da nota final.
·
Coloque seu nome, número e ano atrás do
color-set.
PROBLEMA A SER
PESQUISADO:
( ) FOME ( ) FAVELAMENTO ( )
TRÁFICO DE DROGAS
( ) DESEMPREGO ( ) SANEAMENTO ( ) ABANDONO E EXCLUSÃO
( ) ANALFABETISMO ( )
ASSISTÊNCIA MÉDICA ( ) BAIXA RENDA
AVALIAÇÃO
·
Informações pesquisadas: 3,0
·
Capricho e criatividade: 2,0
·
Pertinência ao tema: 2,0
·
Cumprimento de regras: 1,0
·
Total: 8,0
·
A esta nota será somada a nota do trabalho de
filosofia, e uma média será tirada.
·
Os dois pontos que faltam para completar 10,0,
serão obtidos por meio das tarefas de casa.
DATAS DE
ENTREGA
·
Primeira data: 03/04/2012 (valendo 8,0)
·
Segunda data: 05/04/2012 (valendo 4,0 – entregar
para a coordenação)
·
A data de entrega do trabalho de filosofia será
marcada pelo professor.
·
Após essas datas, o trabalho perderá o valor.
OBSERVAÇÕES:
·
Não entregue
trabalhos na secretaria.
·
Caso ocorra algum
imprevisto, avise a coordenação por meio da agenda ou pelo telefone.
·
Se souber com
antecedência que irá faltar no dia da entrega, procure entregar um dia antes.
·
Se a falta for um
imprevisto, entregue o trabalho no dia seguinte para a coordenadora ou
professora.
·
Observe as datas
de entrega para não ser prejudicado na nota.
·
O trabalho é
individual.
·
Este roteiro será
publicado no site do colégio e no blog de Geografia. Caso ocorra a perda do
mesmo, é só acessar via internet.
BOM TRABALHO! J
TEMAS
NETO: TRÁFICO DE DROGAS
BEATRIZ VIOLANTE: ASSISTÊNCIA MÉDICA
DANIEL: SANEAMENTO BÁSICO
FELIPE MACIEL: FAVELAMENTO
GIOVANA: ANALFABETISMO
HENRIQUE: DESEMPREGO
ISABELLA LINS: FOME
LEONARDO SOTO: BAIXA RENDA
LUANA: ABANDONO E EXCLUSÃO
LUCAS ABRAHÃO: TRÁFICO DE DROGAS
MARCELO: ASSITÊNCIA MÉDICA
MARIA CLARA GIRALDES: SANEAMENTO BÁSICO
MARIA ISABEL: FAVELAMENTO
MATHEUS DE OLIVEIRA: ANALFABETISMO
NICOLE: DESEMPREGO
PHILLIP: FOME
RAFAEL MORINAGA: BAIXA RENDA
VINÍCIUS: ABANDONO E EXCLUSÃO
VITORIA SARDEIRO: TRÁFICO DE DROGAS
ANNA BEATRIZ: ASSISTÊNCIA MÉDICA
ANTÔNIO: SANEAMENTO BÁSICO
BEATRIZ SANT'ANNA: FAVELAMENTO
IAGO: ANALFABETISMO
ÍSIS: DESEMPREGO
LAUANE: FOME
LETÍCIA: BAIXA RENDA
LUCA SANTI: ABANDONO E EXCLUSÃO
LUCAS DENKER: TRÁFICO DE DROGAS
LUCAS FRANCANI: ASSITÊNCIA MÉDICA
MARIA CELESTE: SANEAMENTO BÁSICO
MARIA CLARA MELAMED: FAVELAMENTO
MARIANA: ANALFABETISMO
MARINA: DESEMPREGO
PAULO: FOME
RAFAEL LEITE: BAIXA RENDA
RENATO: ABANDONO E EXCLUSÃO
VICTÓRIA VIANNA: TRÁFICO DE DROGAS
VITOR TERRON: ASSISTÊNCIA MÉDICA
YASMIN: SANEAMENTO BÁSICO
ALEXANDRE: ABANDONO E EXCLUSÃO
CÉSAR: ASSITÊNCIA MÉDICA
FELIPE ASSIS: SANEAMENTO BÁSICO
GABRIEL: FAVELAMENTO
ISABELLA ASTORINO: FAVELAMENTO
JOÃO VICTOR: FOME
LUAN: ANALFABETISMO
LUCA AIROSA: DESEMPREGO
MATHEUS ABRAMO: BAIXA RENDA
PEDRO: ANALFABETISMO
RAYANNE: TRÁFICO DE DROGAS
9º ANO - 1º BIMESTRE
ROTEIRO
DE TRABALHO BIMESTRAL
9º
ANO – GEOGRAFIA
TEMA: ÁFRICA E HUMANITARISMO
“Folheando o
jornal, lá estava. A foto da criança africana, faminta, como tantas que vemos.
Tantas que nós, embrutecidos, já as olhamos sem estremecer. Mas nessa criança
havia algo mais. Os olhos. Aqueles olhos úmidos, negros, imensos - tinham a
força de uma lagoa, ou de um oceano inteiro. Brilhavam espetaculares e
transmitiam uma sensação, não de horror ou tristeza, mas de luta feroz, quase
de poder. Porque eram réstia de vida – mas mesmo assim tinham um sorriso. Como
se a alma daquela criança, aprisionada no corpo decrépito, tinha esperança de
viver e se curar. Pelo simples motivo de ter a vida.”
Adaptado.
Heloisa Seixas
PARTE 1
Esta parte do
trabalho consiste na divulgação da situação precária em que vivem os habitantes
do continente africano.
·
Elabore um cartaz informativo em papel color set
vermelho.
·
Este cartaz tem a função de chamar a atenção do
público para os problemas sociais vividos na África e comover essas mesmas
pessoas para que elas compreendam a importância do trabalho humanitário.
·
O tema é livre. Sugestões: fome, subnutrição,
desnutrição, AIDS, tuberculose, malaria, seca, baixa expectativa de vida,
conflitos, refugiados, questões sanitárias, falta de moradia. Você pode
escolher um ou vários.
·
Dê preferência a imagens. Se usar textos,
prefira frases curtas, com letras grandes.
·
Coloque seu nome atrás do cartaz.
PARTE 2
Agora, vamos
trabalhar com as questões humanitárias. Esta parte do trabalho inicia com a
exibição do data-show sobre a ONG Médicos Sem Fronteiras.
·
Sua tarefa é criar uma campanha de divulgação do
trabalho desta ONG.
·
Esta campanha poderá ser realizada em meio
digital, através de apresentações de Power Point, filmes criados no Movie
Maker, animações ou qualquer outro recurso de que você disponha.
·
Quem preferir poderá realizar essa campanha sem
ser digital, porém terá que usar uma linguagem diferenciada.
·
Recolha informações na mídia e no site WWW.msf.org.br. Lá, você encontrará o material
usado na elaboração do data show e muito mais.
·
Procure conscientizar o expectador ou observador
a respeito da beleza e importância do trabalho humanitário e estimule-os a
participar do mesmo.
·
Você cria como quiser. Porém tome cuidado para
produzir seu trabalho com uma extensão de fácil reconhecimento pelo computador.
·
Quem optar pelo meio digital, poderá entregar o
trabalho em CD ou Pen Drive. Os mesmos serão devolvidos após a correção. Não
envie para o e-mail; poderá causar um peso desnecessário, dificultando a
correção.
·
Se for possível, vamos agendar um dia com o data
show para a exibição das campanhas criadas.
PARTE 3
·
Em uma data a ser marcada posteriormente, vamos
fazer um dia de divulgação da ONG na escola.
·
Neste dia, você distribuirão material
informativo aos colegas durante todo o período de aula, incluindo o intervalo,
entrada e saída.
·
Este material é de minha responsabilidade.
·
Vocês serão avaliados pela participação e
empenho durante a campanha.
·
Estejam preparados para tirar as duvidas das
pessoas. O material que sobrar poderá ser levado para casa e distribuído entre
amigos, vizinhos e familiares.
OBSERVÇÃO 1:
haverá uma parte deste trabalho a ser realizada nas aulas de filosofia. O
professor dará todas as informações a respeito do mesmo.
AVALIAÇÃO:
cada parte do trabalho vale 8,0. O total é a média obtida por cada parte.
DATAS DE
ENTREGA:
·
PARTE 1: 21/03 (valendo 8,0) e 26/03 (valendo
4,0)
·
PARTE 2: 04/04 (valendo 8,0) e 09/04 (valendo
4,0)
·
A PARTE 3 TERÁ A DATA DIVULGADA POSTERIORMENTE.
·
APÓS ESSAS DATAS, O TRABALHO PERDE O VALOR.
OBSERVAÇÕES 2:
·
Não entregue
trabalhos na secretaria.
·
Caso ocorra algum
imprevisto, avise a coordenação por meio da agenda ou pelo telefone.
·
Se souber com
antecedência que irá faltar no dia da entrega, procure entregar um dia antes.
·
Se a falta for um
imprevisto, entregue o trabalho no dia seguinte para a coordenadora ou professora.
·
Observe as datas
de entrega para não ser prejudicado na nota.
·
O trabalho é
individual.
·
Este roteiro será
publicado no site do colégio e no blog de Geografia. Caso ocorra a perda do
mesmo, é só acessar via internet.
BOM TRABALHO! J
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
PIB
PIB
PIB
= soma de todas as riquezas produzidas no país durante 1 ano.
·
Dá
idéia do tamanho da economia do país.
·
Analisado
em PPC – Paridade do Poder de Compra
·
Leva
em conta os preços médios das mercadorias no mundo e não o valor em cada nação.
·
Indica
o poder real de compra.
Resultados
surpreendentes: alguns dos maiores PIBs do mundo não são dos países
considerados mais ricos.
·
14
nações (EUA, China, Japão, Índia, Alemanha, Reino Unido, Rússia, França,
Brasil, Itália, México, Coreia do Sul, Espanha e Canadá) geram 70% da riqueza
mundial.
·
225
nações geram 30% da riqueza mundial.
PAÍSES SEGUNDO O PIB EM PPC - LISTA DO BANCO MUNDIAL (2010)
País | PIB (PPC) (dólar inter.) | |
---|---|---|
1 | Estados Unidos | 14 582 400 000 000 |
2 | China | 10 084 763 782 301 |
3 | Japão | 4 332 537 376 564 |
4 | Índia | 4 198 609 432 882 |
5 | Alemanha | 3 071 281 843 430 |
6 | Rússia | 2 812 383 145 492 |
7 | Reino Unido | 2 231 149 532 685 |
8 | França | 2 194 118 373 100 |
9 | Brasil | 2 169 180 488 737 |
10 | Itália | 1 908 568 849 326 |
11 | México | 1 652 167 574 505 |
12 | Espanha | 1 477 839 595 061 |
13 | Coreia do Sul | 1 417 548 906 925 |
14 | Canadá | 1 327 344 603 895 |
15 | Turquia | 1 115 994 169 929 |
16 | Indonésia | 1 029 788 629 420 |
17 | Polónia | 754 096 876 995 |
18 | Países Baixos | 705 601 115 666 |
19 | Argentina | 642 255 244 279 |
20 | Tailândia | 586 823 724 674 |
21 | África do Sul | 524 198 342 904 |
22 | Egito | 509 503 018 193 |
23 | Paquistão | 464 203 309 658 |
24 | Colômbia | 434 787 541 535 |
25 | Malásia | 414 395 156 046 |
26 | Bélgica | 407 403 019 408 |
27 | Nigéria | 374 343 406 227 |
28 | Filipinas | 367 425 455 788 |
29 | Suécia | 365 286 420 458 |
30 | Suíça | 361 643 060 630 |
6º ANO - 1º BIMESTRE
ROTEIRO
DE TRABALHO BIMESTRAL
6º
ANO – GEOGRAFIA
TEMA:
HISTÓRIA DO PLANETA TERRA
A idade do planeta
foi calculada pelos cientistas em aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Imaginar
esse tempo não é nada fácil. Localizar os acontecimentos ao longo da história
da Terra é mais difícil ainda. Para facilitar esse estudo, os cientistas
criaram uma tabela que divide essa história em intervalos de tempo. É a chamada
Tabela Geológica.
Em nosso trabalho vamos
ilustrar e montar a tabela geológica. Para isso, siga as regras:
1. Neste roteiro
está o acontecimento da história da Terra que você terá que pesquisar e
ilustrar.
2. Não é necessário
escrever a respeito desse fato. Pesquise apenas para saber como ele foi, suas
características e curiosidades.
3. Em uma folha de
papel de sua preferência, crie um trabalho artístico para representar o fato
que você pesquisou.
4. Atenção: use
papéis mais fortes e encorpados, como cartolina, color-set, canson, cartão ou
papelão.
5. Corte seu papel
em um tamanho adequado ao seu trabalho. Evite usar papéis grandes inteiros, ou
não teremos espaço para expor todos.
6. Utilize a técnica
artística que você quiser: desenho, pintura, colagem. Os materiais são de livre
escolha também: sucata, papéis coloridos, tinta, lápis de cor, canetinhas,
recortes, tecidos, enfim, você é o artista – crie à vontade.
7. Não é necessário
escrever em seu trabalho, nem mesmo o título. Faremos isso depois, quando os
trabalhos forem expostos.
8. Coloque seu nome,
número e ano, data e disciplina na parte de trás do seu trabalho.
9. Não esqueça que
você será avaliado, portanto seja caprichoso, criativo e procure apresentar as
informações que pesquisou de forma clara.
10. Junto com esse
trabalho entregue um pequeno texto de sua autoria (uma redação com suas
palavras) falando sobre o planeta Terra: suas ideias, opiniões, comentários,
enfim, o que você quiser a respeito do nosso lugar no Universo.
FATO:
_________________________________________________________________
AVALIAÇÃO:
·
Informações
apresentadas: 3,0
·
Pertinência: 1,0
·
Capricho e
criatividade: 2,0
·
Texto: 2,0
·
Total: 8,0
·
Os dois pontos
restantes para completar 10,0 serão obtidos por meio das lições de casa.
DATA DE ENTREGA:
· Primeira data: 02/03/2012 (valendo 8,0)
·
Segunda data:
05/03/2012 (valendo 4,0)
·
Após essa data, o
trabalho perde o valor.
OBSERVAÇÕES:
·
Não entregue
trabalhos na secretaria.
·
Caso ocorra algum
imprevisto, avise a coordenação por meio da agenda ou pelo telefone.
·
Se souber com
antecedência que irá faltar no dia da entrega, procure entregar um dia antes.
·
Se a falta for um
imprevisto, entregue o trabalho no dia seguinte para a coordenadora ou
professora.
·
Observe as datas
de entrega para não ser prejudicado na nota.
·
O trabalho é
individual.
·
Este roteiro será
publicado no site do colégio e no blog de Geografia. Caso ocorra a perda do
mesmo, é só acessar via internet.
BOM TRABALHO! J
Assinar:
Postagens (Atom)