PARANAPIACABA – 8º ANOS
EXERCÍCIO DO ESTUDO DO
MEIO
Orientações:
Este
exercício será equivalente a um trabalho. Portanto seja muito cuidadoso ao
realiza-lo. Siga as orientações, evite atrasos, não faça cópias dos colegas ou
da internet, use sempre suas palavras. Haverá descontos para itens não
cumpridos.
·
Pode
ser digitado ou à mão. Neste caso, faça com caneta.
·
Faça
uma capa. Afinal, não é um simples exercício.
·
Evite
atrasos. Estamos com as datas bem apertadas.
·
Itens
copiados serão descontados.
·
Identifique
seu trabalho. Não tenho como adivinhar quem fez o que.
I – EM CAMPO
PARTE 1 – Meio Ambiente
1.
Durante a trilha percorremos um trecho de Mata Atlântica descrita como
secundária. O que isso significa?
2.
Que elementos da vegetação chamaram sua atenção e que podem servir para
caracterizar o bioma da Mata Atlântica?
3.
Em relação à presença de resíduos humanos, como você descreveria as condições
da trilha?
4.
Há algo que poderia ser feito para ajudar a conservar mais ainda aquele trecho
de mata? O que?
5.
Descreva suas impressões pessoais em relação ao contato com a natureza.
Atenção: não estou pedindo para descrever a subida da trilha, e sim o contato
com o ambiente.
PARTE 2 – Vila Alta
1.
Nosso primeiro contato com Paranapiacaba aconteceu na Igreja, que está na parte
alta, longe das casas inglesas. Por que a igreja tem essa característica de
localização?
2.
Descreva como os moradores resolveram o problema das garagens em suas
residências.
3.
Qual situação motivou a construção da parte alta da vila?
4.
O que chamou sua atenção nesta parte da vila? Descreva e explique os motivos.
PARTE 3 – Vila Inglesa
1.
O
que diferencia as casas da Vila Inglesa em relação às casas da vila alta?
2.
Qual
era a função do Castelinho e por que ele está no local mais alto da vila?
3.
Ao
entrar na Casa Fox e no Clube Lyra Serrano você notou alguma particularidade
das construções? Descreva.
4.
Por
as casas não são construídas diretamente sobre o solo?
PARTE 4 – Sistema
ferroviário
1.
Qual era a função da ferrovia vista em Paranapiacaba?
2.
O que era o sistema funicular?
3.
Descreva suas impressões sobre o acervo dos museus ferroviários.
II - REFLETINDO
1.
Um de nossos objetivos foi observar um espaço geográfico de origem inglesa,
remetendo a uma possível similaridade às colônias que deram origem aos EUA. Que
elementos da paisagem na Vila Inglesa podem ter estado presentes nas colônias
inglesas que deram origem aos EUA?
2.
Uma das características mais marcantes da vila é o nevoeiro, que castiga o
local cerca de 200 dias por ano. Para os turistas é uma atração, estabelecendo
um elo com os famosos nevoeiros londrinos. Para os moradores, no entanto, viver
“dentro de uma nuvem” pode ser mais do que chato: o índice de depressão e
doenças relacionadas é muito alto em relação ao número de habitantes.
Descreva
em detalhes como você se sentiu ao andar em meio ao nevoeiro e imagine como
seria enfrentar essa situação todos os dias.
3.
Todos gostam de cuidar de suas casas: pintar, arrumar o jardim, fazer um
concerto. Porém, para os moradores da vila isso não é fácil. É preciso
autorização para uma simples pintura ou troca de piso. Afinal, a vila é
Patrimônio Histórico, tombado em várias instâncias, entre elas o CONDEPHAAT.
a) O que significa o tombamento de um
patrimônio?
b) Você acha que a necessidade dessa
autorização pode ser um estímulo ao respeito pelo passado ou é justamente ao
contrário? Justifique.
c) O que você notou na vila em relação à
conservação das construções?
d) Por que um patrimônio precisa de uma
lei para ser conservado?
4.
Talvez por causa das condições climáticas, notamos a presença de poucos cachorros
na praça central – sim, há muito mais cachorros por lá. Reflita sobre o assunto
e responda: estaremos cuidando mal de nossos amigos?
5.
São muitas as lendas e histórias de fantasmas e casas mal assombradas que
circulam a respeito de Paranapiacaba. Depois de tudo que você viu, como explica
a origem dessas histórias?
III – ARTE
A
Vila de Paranapiacaba vem inspirando artistas de todos os tipos ao longo de
décadas: pintores, fotógrafos, desenhistas, poetas, escritores, cineastas.
Agora
é a sua vez de ser um artista. Crie uma representação artística da vila.
Expressão livre, material livre. Apenas o tamanho deve receber limitação:
pequeno!
Se
você for fazer uma poesia, elabore uma bela apresentação, como um mini cartaz
ou folheto. Se for uma pintura, escolha uma tela pequena. Se for uma foto, use
um efeito diferente e faça moldura. Se for um desenho, escolha uma técnica que
valorize seu trabalho.
DATA DE ENTREGA: ATÉ DIA
23/10
ATENÇÃO: NÃO HAVERÁ UMA
SEGUNDA DATA. MOTIVO: FORMATURA DO 9° ANO. PORTANTO NÃO ATRASE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário