ESTE BLOG É PARA VOCÊS.

Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

VULCÕES

Erupções vulcânicas são impressionantes manifestações da energia térmica do interior do nosso planeta. O mundo está repleto de vulcões e de seus produtos rochosos. A variedade de materiais produzidos pelos vulcões, seus estilos de erupção e as formas que criam se refletem nos ambientes em que se desenvolvem. Vulcões ativos são encontrados na terra e no fundo do mar. Sua distribuição reflete o dinamismo do planeta.


KILAUEA




Vulcanismo é o processo pelo qual o magma - rocha fundida do interior da Terra - sobe através da crosta até a superfície.

O magma viaja até a superfície através de fraturas na crosta ou derretendo um caminho através da rocha.

Um vulcão é a chaminé na superfície através da qual materiais vulcânicos entram em erupção, mais o cone de rocha criado em torno dessa chaminé.

Os produtos vulcânicos incluem a o magma que irrompe como lava, cinzas e pedaços de rochas. Eles podem fluir suavemente ou ser expelidos através da atmosfera e se espalhar pelo globo através dos ventos.

MAYON


PACAYA



Existem vários tipos de erupção vulcânica:

* Estromboliana: são discretos surtos explosivos, com poucos segundos de duração, que lançam material piroclástico a uma distância curta.

* Vulcaniana: mais violentas, produzem cinzas e muitos pedaços de rochas.  A coluna de erupção pode chegar a 20 quilômetros de altura, lançando cinzas em uma grande área.

* Pliniana: expele grandes colunas de cinzas e gases a centenas de metros por segundo, chegando a uma altura de 45 quilômetros.Uma explosão pode ser letal, atingindo grandes distâncias.

* Havaiana: produz muita lava, mais líquida, que escorre pela encosta da montanha onde fica o vulcão.

* Surtseianas: ocorre em águas rasas e pode ser altamente explosiva devido à água que invade a chaminé.


ANAK KRAKATOA



ARENAL


ETNA



A distribuição dos vulcões está associada às placas tectônicas. Cerca de 80% dos vulcões ocorrem nos limites das placas que se chocam. O destaque é o Círculo de Fogo do Pacífico, enorme arco de ilhas vulcânicas e arcos continentais.

VESÚVIO


MERAPI



Milhões de pessoas vivem perigosamente perto de vulcões ativos, muitas vezes porque a sua agricultura depende dos ricos solos vulcânicos. Os vulcanólogos desenvolveram técnicas de monitoramento para antecipar quando a atividade vulcânica pode entrar em uma fase perigosa.


GALERAS



PUYEHUE

6 comentários:

  1. Eu achei issso muito legal e interesante gostei muito mesmo...Mas claro que eu numca vou querer que teje um desses vulcaos aqui na minha cidae ne bom e isso que eu tenho a dizer...

    ResponderExcluir
  2. gostei muito ,me ajudou a fazer minha pesquisa escolar.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito! achei interessante demais!

    ResponderExcluir