ESTE BLOG É PARA VOCÊS.

Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

TERREMOTOS

Os terremotos estão entre os mais perigosos desastres naturais. Eles ocorrem em segundos e não dão oportunidade para escapar. Sem levar em conta as mortes, eles causam danos que podem levar anos para serem reparados. Não podem ser prevenidos, mas pesquisas procuram tornar a vida mais segura em zonas de risco.





Assim como as erupções vulcânicas, os terremotos não acontecem ao acaso, em qualquer ponto da superfície terrestre. As zonas sujeitas a tremores encontram-se ao longo dos limites entre as placas tectônicas. A colisão ou a separação dessas placas é o que provoca as ondas sísmicas, que por sua vez dão origem ao terremoto.



A maioria dos tremores de terra passa despercebida. Ou são de baixas intensidades ou ocorrem em áreas desabitadas ou sob o oceano.



O choque entre duas placas provoca terremotos intensos. O deslocamento das placas não ultrapassa 2 cm por ano, mas a energia liberada nesse deslocamento é colossal. Com uma única sacudida, ondas sísmicas viajam pelas rochas a uma velocidade de até 800 km/h.




O terremotos mais intensos ocorrem quando uma placa se coloca sobre outra. São tremores profundos e que provocam grandes estragos na superfície. Os danos mais graves ocorrem sempre a uma certa distância do epicentro - o ponto acima da origem do tremor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário