quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SUDÃO DO SUL

Nos últimos tempos, a região sul do Sudão era referida como Sudão do Sul, uma região autônoma que lutava pela independência política. Esse processo de independência teve início em 2005, quando o governo sudanês concordou em conceder a autonomia a partir de um tratado assinado em Nairóbi, capital do Quênia. A decisão seria finalizada por um referendo com os eleitores da região.

O referendo ocorreu no início de 2011, confirmando a vontade de 98% dos votos favoráveis à independência.

Para afastar qualquer ameaça de conflito armado, o presidente do Sudão declarou na TV que aceitaria e apoiaria o resultado da votação.

O Sudão do Sul nasce como um país pobre, carente de infraestrutura e energia elétrica, apesar de ser uma região rica em petróleo. O novo país herda mais de 2 milhões de mortes causadas por 40 anos de guerra civil. Ele tem o tamano de Minas Gerais, com cerca de 8,5 milhões de habitantes.

92% da população feminina é analfabeta. A água potável é distribuída por uma empresa privada que disponibiliza caminhões tanque - mais da metade da população não dispõe de água potável. O país não possui estradas e ruas pavimentadas.


FESTA EM COMEMORAÇÃO PELA INDEPENDÊNCIA DO SUDÃO DO SUL:







Um comentário:

  1. Vejam isso:
    http://vimeo.com/charitywater/whywater
    "Água muda tudo"
    Nota: o vídeo está em inglês, só avisando '-'

    ResponderExcluir