ESTE BLOG É PARA VOCÊS.

Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.

domingo, 11 de novembro de 2012

EXERCÍCIO DO ESTUDO DO MEIO - CAMPINAS 6º ANO


COLÉGIO PORTO UNIÃO
TRABALHO SOBRE ESTUDO DO MEIO – CAMPINAS
GEOGRAFIA – 6º ANO A/B

Roteiro para quem foi ao estudo do meio

1. O passeio de Maria Fumaça da estação Anhumas até a estação Tanquinho proporcionou uma viagem através do passado, na qual pudemos observar vários equipamentos antigos, como a locomotiva e o telefone. Descreva com suas palavras as principais características que você pode observar nesses equipamentos.
2. Durante o percurso Anhumas-Tanquinho, o que mais lhe chamou a atenção na paisagem? Descreva. Se quiser, pode ilustrar com uma foto.
3. Quais foram suas sensações ao passear na Maria Fumaça? Descreva-as.
4. A que conclusões você chega ao comparar a tecnologia do telefone da época do império com a tecnologia dos atuais telefones?
5. Faça um resumo em poucas linhas da visita à Fazenda Santa Maria, destacando o elemento ou elementos que você achou mais interessantes.
6. Observando a casa dos imigrantes separadas da casa do dono da fazenda pela linha do trem, a que conclusão você chega? Por que havia essa separação?
7.  Durante a demonstração do funcionamento do mecanismo à vapor da locomotiva, descobrimos que ela leva uma certa quantidade de areia. Para que serve essa areia?
8. O Bosque dos Jequitibás oferece a visitação de um mini-zoo entre suas atrações. O que você pode observar em relação à situação dos animais desse zoo? Eles estão bem acomodados? Parecem bem tratados? Os viveiros são adequados? Exponha suas observações e suas opiniões.
9. Além do zoo, vimos um jequitibá oco que serve de moradia aos morcegos, uma área de lazer com lanchonetes, trilhas, um chafariz e até uma imagem de São Francisco de Assis. Há algo mais que você colocaria no parque de tal forma que ele ficasse melhor? O que seria e por que?
10. Escolha um momento do passeio e elabore um trabalho artístico para representá-lo. Esse trabalho é de livre confecção, porém deve ser pequeno. Pode ser pintura, colagem, poesia, desenho, composição com imagens, mosaico de fotos, enfim, você escolhe o que quer fazer. Você escolhe também o que quer representar: a Maria Fumaça, a fazenda, o Bosque, um local mais específico. Lembre-se: deve ser pequeno.

Roteiro para quem NÃO foi ao estudo do meio

1. Elaborar uma mini-pesquisa (máximo de duas páginas) sobre a história do café no Brasil e sua relação com as ferrovias.
2. Elaborar uma ficha com informações sobre a cidade de Campinas. Essas informações podem ser pesquisadas na internet e podem ser de livre escolha. Algumas sugestões: população absoluta, informações turísticas, clima, IDH, etc. Escolhas itens que melhor caracterize a cidade.
3. Elabore um trabalho artístico pequeno com o tema Ferrovias. Você pode escolher a técnica que quiser (sugestões na questão 10 do roteiro acima), desde que não fuja do tema e que o tamanho seja pequeno.
OBSERVAÇÕES:

1.    Escreva com suas palavras;
2.    Exercícios parecidos ou iguais terão nota descontada;
3.    Faça a caneta ou digitado;
4.    Capa é opcional;
5.    Não esqueça o nome e o número;
6.    Respeite a data de entrega, pois a mesma não será esticada, uma vez que as provas vão começar.
7.    Trabalhos incompletos terão nota correspondente.
8.    Não entregue na secretaria.
9.    Se for faltar, entregue antes ou no primeiro dia após a falta, mesmo que não tenha aula de geografia – deixe com a Taci ou com a Mara.

Valor = 0 a 10

Data de entrega: até 21/11 (quarta feira - não tem aula de geografia neste dia, mas os trabalhos não entregues serão recolhidos por outro professor).

Se terminar antes, pode (e deve) entregar. Quanto antes, melhor.




Bom trabalho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário