ESTE BLOG É PARA VOCÊS.

Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

TRABALHO BIMESTRAL - 9ºANO


COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL
GEOGRAFIA, FILOSOFIA, ARTES – 9º ANO A/B/C

TEMA: AMÉRICA LATINA

                Reino da diversidade, as paisagens da América Latina abrangem desde os áridos desertos mexicanos, até a fértil bacia do Amazonas. Ao longo de sua margem ocidental, placas tectônicas erguem cordilheiras escarpadas. A mescla cultural tem a marca dos colonizadores – espanhóis, portugueses, franceses, ingleses e holandeses –, cujas línguas são faladas pela maioria dos habitantes do subcontinente. As atividades recreativas e artísticas refletem importantes aspectos da diversidade de costumes, e as profissões refletem as disparidades econômicas. Culturas nativas se misturam com a cultura europeia, formando um caleidoscópio de cores, formas e significados. Formas de expressão, riquíssimas em beleza, as manifestações artesanais dos povos latino-americanos são verdadeiras joias, essências do sentimento de latinidade que permeia os povos andinos, amazônicos, caribenhos, platinos e patagônicos.
                Nas palavras de Che Guevara: “A divisão da América em nações instáveis e ilusórias é uma completa ficção. Somos uma raça mestiça com incontestáveis semelhanças etnográficas, desde o México até o Estreito de Magalhães.”

METODOLOGIA
            A realizaçao deste trabalho está condicionada ao estudo do meio a ser realizado no Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda e com data a ser confirmada posteriormente.  A não participação no estudo não inviabiliza a realizaçao do trabalho, porém dificultará um pouco. Portanto, procure participar, uma vez que são três disciplinas envolvidas no estudo e mais a realização da Feira Cultural
            Cada uma estará encarregada de um aspecto diferente e terá uma proposta diferente também. Ouvir as explicaçoes no Memorial, observar atentamente tudo que lá existe, registrar por meio de fotos, desenhos ou anotações são os caminhos iniciais para a realização de um excelente trabalho.

PARTE 1 – GEOGRAFIA
            Nosso trabalho está diretamente ligado ao acervo do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro. Neste pavilhão há mais de 3.000 peças artesanais dos diversos povos latinoamericanos, bem como uma maquete do continente.
            Sua tarefa é observar atentamente as peças do acervo e escolher uma que considere significativa, que seja mais bonita, mais interessante, enfim, escolha uma peça que posteriormente você irá reproduzir. Então, cuidado ao escolher.
            Documente a peça com fotos. No Pavilhão as fotos são permitidas, porém SEM O USO DE FLASH. Se não possuir meios de fazer essas fotos, combine com seu colega para que ele o ajude.
            Escolhida a peça, em casa faça uma releitura da mesma, reproduzindo-a da forma que achar mais conveniente. Você pode alterar os materiais, afinal está fazendo uma releitura. Porém, cuidado com as cores. Às vezes elas possuem significados rituais, religiosos, culturais e sociais. Evite mudar muito as cores. Porém, materiais são livres. As técnicas utilizadas tambem.
            ATENÇÃO: esta peça será parte da exposição da Feira Cultural de 2012, portanto o cuidado e o capricho na confecção devem ser redobrados, uma vez que ela será avaliada duas vezes: uma como trabalho bimestral e outra dentro do contexto da Feira.  Caso sua peça precise de reparos ou modificações para o stand, você será avisado e terá um período em outubro para a realização dessa tarefa.


 PARTE 2 – CAMPANHA PARA FEIRA CULTURAL
            Junto com a releitura da peça escolhida no Memorial, você deverá entregar uma sugestão de campanha que será realizada durante a Feira Cultural, lembrando que não teremos explicações no stand, portanto a sua participação e avaliação será condicionada à realização dessa campanha.
            Sua sugestão deve conter: objetivo da campanha, como ela será realizada, a quem se destina e materiais que possam ser necessários. Lembre-se: não precisa ser uma campanha de arrecadação, pode ser para qualquer instituição humanitária – desde que se comprove a importância e seriedade de seu trabalho, todos os alunos deverão participar – em seus respectivos horários, pode haver caracterização com roupas e elementos cênicos, o público poderá participar de forma ativa: deixando mensagens, por exemplo. Vou dar uma sugestão também. As melhores serão escolhidas e votadas pelas três turmas. Poderá haver a incorporação de duas ou mais sugestões. 

PARTES 3 E 4 – ARTES E FILOSOFIA
            As orientações serão dadas pelos professores Luciano e Meire.

AVALIAÇÃO
Serão cinco itens avaliados durante a realização deste trabalho, a saber:
   a)    Postura, interesse e participação no estudo do meio
   b)    Criatividade, capricho, conteúdo e pertinência - Geografia
   c)    Cumprimento do estipulado nas aulas de Geografia, Filosofia e Artes
   d)    Cumprimento das datas de entrega
   e)    Notas atribuídas a cada parte do trabalho
As notas recebidas serão somadas e uma média será tirada das mesmas, lembrando que o trabalho bimestral vale 8,0.

DATAS DE ENTREGA

As datas de entrega dependem do agendamento do estudo do meio. As mesmas só poderão acontecer após a ida ao Memorial. Portanto, posteriormente, estaremos marcando as mesmas e eu colocarei uma tabela nas salas para lembrar a todos.

12/09 = ENTREGA DOS TRABALHOS
22/08 = IDA AO MEMORIAL

OBS:
A participação em um estudo do meio é muito importante, não apenas para facilitar o seu trabalho, mas também para enriquecer o seu conhecimento em uma aula fora da classe, prática e em contato com outras pessoas.
                Como o nome já diz, é um ESTUDO. Brincadeiras podem acontecer, mas têm hora e local adequados. Os seguranças do Memorial estão atentos para qualquer tipo de atitude que coloque em risco o acervo, o patrimônio e até o estudo; não pensando duas vezes antes de convidar os bagunceiros a se retirarem do recinto.
                O respeito aos profissionais envolvidos é essencial. Ouvir os monitores, agradecer aos funcionários do Memorial, respeitar regras de visitação, falar baixo em ambiente coletivo. SE você acha que tudo isso é bobagem, é melhor ficar em casa. Porém, acredito que todos são capazes de entenderem a importância da aula fora do ambiente escolar e do respeito que envolve essa atividade. Ao marcar estudos, estamos todos confiando em vocês: professores, coordenadoras e monitores. Gostaria muito de contar com a participação de todos. E não esqueçam: SECRETARIA NÃO É LUGAR DE ENTREGAR TRABALHO!!!!!!!

BOM TRABALHO! J

Nenhum comentário:

Postar um comentário