ESTE BLOG É PARA VOCÊS.

Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

TEORIA DA LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL


DIA DA AULA:  8ºA = 07/08   8ºB = 07/08   8ºC = 07/08

LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL

Início = poucas fábricas
        ·         Concentradas em alguns pontos específicos


        ·         Uso limitado de matérias primas
        ·         Dependência da maquina a vapor


        ·         Instaladas próximas dos depósitos de carvão


Localização = opções ampliadas
        ·         Crescimento das fabricas
        ·         Expansão geográfica
        ·         Introdução da energia elétrica
        ·         Aumento dos mercados consumidores
        ·         Transportes mais eficientes e rápidos

Concorrência = aumentou rapidamente
        ·         Necessário diminuir os custos para manter os lucros
        ·         Estudos passaram a apontar o local ideal para cada indústria
        ·         Local onde a produção teria o menor custo e o maior lucro

Produção passa por três fases que pesam na escolha do local:
        ·         Fase de agregação = reunião de matérias primas ou semimanufaturados > depende da eficiência dos transportes




        ·         Fase de transformação = produção de uma mercadoria específica > depende da energia e da mão de obra.




       ·         Fase de venda = mercadorias chegam aos consumidores > depende dos transportes e do tamanho e poder aquisitivo do mercado consumidor.



Cinco fatores essenciais para a produção industrial: transportes, matérias primas, energia, mão de obra e mercado consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário