ESTE BLOG É PARA VOCÊS.

Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ANEXO: PAÍS BASCO

O QUE É O PAÍS BASCO?


É um território que, apesar do nome, não é um país independente, mas uma área de 20 mil km² entre a Espanha e a França onde vivem os bascos.





Estabelecidos ali há mais de 4 mil anos, esse povo conservou boa parte dos seus traços culturais originais, especialmente o nacionalismo e a língua,que não tem parentesco com nenhuma outra.
Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), eles lutaram contra o General Franco, o líder nacionalista que implantou uma sangrenta ditadura. Em represália, o general acabou com a relativa autonomia política basca, alimentando mais ainda o nacionalismo daquele povo e fazendo surgir organizações terroristas que defendiam a criação de um Estado independente. O mais famoso desses grupos, o ETA (sigla de Euskadi Ta Askatasua, ou Pátria Basca e Liberdade), apareceu em 1959. Ao longo de quatro décadas, os terroristas organizaram atentados contra o governo central em nome da independência. Uma pequena trégua na luta aconteceu em 1978, com a promulgação de uma nova Constituição espanhola que favorecia a autonomia do País Basco. Desde 1980, a nação conta com um Parlamento próprio, mas não tem território, o que alimenta o desejo dos bascos pela conquista de seu espaço. 


FONTE: Revista Mundo Estranho, Ed. Abril















Um comentário:

  1. Parabéns pelo histórico Basco.
    Estou fazendo um livro sobre a genealogia da minha familia INSAURRIAGA, o que me serviu muitissímo, objetivo, claro e suscinto.
    Elimar de Castro Insaurriaga

    ResponderExcluir