ESTE BLOG É PARA VOCÊS.

Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

GLOSSÁRIO DO SUBDESENVOLVIMENTO

* Baixa produtividade: produção insuficiente para a sobrevivência do agricultor e sua família ou para o abastecimento do mercado interno.

* Má distribuição de terras: quando a maior parte das terras disponíveis para cultivo está nas mãos de poucos proprietários.

* Agricultura de subsistência: agricultura familiar em pequenas propriedades, de baixa produtividade, que utiliza técnicas primitivas em terras de pior qualidade. É voltada para a sobrevivência do agricultor e sua família.

* Plantation: agricultura moderna e especializada, voltada para exportação, realizada em latifúndios monocultores e com mão de obra assalariada.

* Revolução Verde: conjunto de inovações na fabricação e acesso a insumos e criação das VAR (Variedades de Alto Rendimento) - sementes mais resistentes e produtivas.

* Substituição de importações: a Segunda Guerra Mundial impediu que os países subdesenvolvidos pudessem adquirir produtos de seus fornecedores, obrigando-os a realizar investimentos internos e produzir esses produtos.

* Plataforma de exportação: nome dado aos países cuja produção econômica se volta quase que totalmente às exportações.

* Terceira Revolução Industrial: nova revolução produtiva na qual a mão de obra é substituída pelas máquinas e pelos computadores - automação.

* Hipertrofia do Setor Terciário: explosão de crescimento do Setor Terciário devido à automação industrial e mecanizaçao do campo. Nos países mais pobres, há muitos trabalhadores temporários e subempregados.

* Deterioração dos meios de troca: desvalorização dos produtos exportados pelos países pobres, frente aos produtos importados.

* Balança comercial positiva/negativa: quando as exportações superam as importações, a balança está positiva; quando as importações superam as exportações, a balança está negativa.

* Transição demográfica: conjunto de mudanças no crescimento demográfico que levam a um equilíbrio entre mortalidade e natalidade, podendo inclusive ocasionar uma queda no crescimento vegetativo.

* Explosão demográfica: crescimento muito acelerado da população.

* Revolução Sanitária: conjunto de progressos na área médica e de saúde pública, aplicados nos países subdesenvolvidos com o objetivo de melhorar as condições sanitária e sociais.

* Megacidade: metrópoles com mais de 10 milhões de habitantes.

* Fome aguda: baixo consumo de calorias, agravado por fenômenos conjunturais, como guerras, secas ou pragas.

* Fome crônica: subnutrição, caracteriza-se por uma alimentação deficiente em proteínas, vitaminas - nutrientes em geral, provocando sérios problemas de saúde e deformações físicas e mentais.  

4 comentários:

  1. coloca as liçoes de casa n sei oq faze

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo.
    Para as lições de casa existe agenda.
    Vou postar sim os roteiros de trabalho e exercícios como os de jornal e estudos do meio. Lição de casa, não.

    ResponderExcluir
  3. só 1 duvida, se eu não olhar o blog, consigo ir bem na prova prestando atenção nas aulas?

    ResponderExcluir
  4. Bem, "aluno favorito", lógico que prestar atenção na aula é o melhor, mas este blog vai te ajudar, pois sempre trará complementos, novidades, informações importantes, além de direcionar seu estudo para o que é mais importante. A escolha é sua.

    ResponderExcluir