ESTE BLOG É PARA VOCÊS.

Faça um bom uso do conteúdo das postagens. Deixe seus comentários, mas lembre-se que este é um blog para estudos.
Sugira vídeos, filmes, músicas, textos, desenhos e mapas. Participação é muito bem vinda.
Clique no marcador de seu ano para acessar rapidamente o conteúdo de sua apostila.
Lembre-se: esta é uma atitude sustentável, uma vez que estamos diminuindo a quantidade de papel utilizada.
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor no futuro.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PESCA E MEIO AMBIENTE


PESCA E MEIO AMBIENTE

Por séculos, o homem se apropriou das riquezas marinhas sem se preocupar com as consequências.

   Novas tecnologias de pesca e industrialização do pescado levaram à exploração excessiva de algumas espécies.

   A busca por lucros e a concorrência provocaram a quase extinção de muitas espécies.

Solução?

   Obedecer às normas de preservação da vida marinha com rigor.

IMAGENS DE PESCA PREDATÓRIA






MUNICÍPIO

MUNICÍPIO

Município: divisão de um estado, com governo próprio (Prefeitos e Vereadores) e que pode ter área rural e área urbana.

Ø  O Brasil possui aproximadamente 6 mil municípios

Cidade: área urbana do município, onde está sua sede – Prefeitura e Câmara Municipal.

Poder político do município:

§  Prefeito – Poder Executivo

§  Vereadores – Poder Legislativo

§  Secretarias Municipais

Cabe a esse poder garantir que a população tenha acesso a:

·         Postos de saúde, escolas públicas, bibliotecas municipais, praças e áreas de lazer, entre outros serviços.

Os municípios diferem entre si em: tamanho, condição econômica, qualidade de vida, organização.

Ø  Cabe a nós como eleitores exigirmos nossos direitos de cidadãos, cobrando qualidade e eficiência nos serviços prestados pelo poder político.

ALGUNS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO:


LENÇÓIS PAULISTA

UBATUBA

 ALUMÍNIO

 APIAÍ

 BARRETOS

 BOTUCATU

 ARARAQUARA

 OSASCO

 FERNANDÓPOLIS

GUARATINGUETÁ

 SANTOS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

7º ANO - 1º BIMESTRE


COLÉGIO PORTO UNIÃO

ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL

7º ANO – GEOGRAFIA

TEMA: AGROPECUÁRIA X FOME

Em setembro de 2010, em reunião na ONU, o secretário-geral avaliou que houve avanço nas Metas do Milênio, estabelecidas há dez anos, apesar de a eliminação da fome e da miséria estar distante de ser cumprida até 2015. A meta estabelecida em 2000 era reduzir pela metade a fome. Hoje, 19% da população mundial ainda passa fome. Em 1990, eram 20%.

Para a realização de nosso trabalho, siga as regras:

PARTE 1

·         Elabore dois textos pequenos, com suas palavras, a respeito de dois assuntos.

·         O primeiro deve ser uma sugestão de como tornar a agricultura e a pecuária menos impactantes ao meio ambiente. Reflita e conclua como o ser humano poderá aumentar a produção de alimentos, sem destruir o meio ambiente.

·         O segundo texto deverá responder à seguinte pergunta: se você pudesse melhorar as condições dos trabalhadores rurais, o que faria?

·         Seus textos não deverão ter mais do que uma página cada um. Se fizer a mão livre, utilize folha de fichário ou papel almaço. Sulfite apenas se for imprimir. Coloque um cabeçalho com: nome da escola, seu nome e número, ano e disciplina.

·         Lembre-se: use suas ideias e suas palavras.

PARTE 2

·         Agora é a vez do trabalho artístico.

·         Seu trabalho deverá ser feito dentro de um prato descartável. Poderá ser de papel, plástico ou outro material. Poderá ser um prato pequeno, do tipo festa; um prato médio, usado em refeições; ou um prato grande, daqueles para bolos.

·         Dentro desse prato, demonstre por meio de expressão artística à sua escolha, o conceito de fome.

·         Você poderá pintar, desenhar, colar, escrever, forrar, construir. Procure usar materiais adequados, criativos e de acordo com suas ideias.

·          Você pode escolher o que vai expressar: o que é fome, seus efeitos na população, suas causas, soluções.

·         Coloque seu nome atrás do prato.

PARTE 3
·         Esta parte do trabalho ficará a cargo das aulas de Filosofia e será explicada pelo professor em suas aulas.
AVALIAÇÃO
·         Parte 1: 4,0

·         Parte 2: 4,0

·         Parte 3: 8,0

·         A nota final será: parte 1 + parte 2; o resultado mais a parte 3, dividido por dois.

·         Os dois pontos que completam 10,0, serão referentes às lições de casa.

DATAS DE ENTREGA

·         Primeira data: 02/04/2012 (valendo 8,0)

·         Segunda data: 05/04/2012 (valendo 4,0)

·         A data da parte 3 será marcada pelo prof. Luciano

·         Após a segunda data, o trabalho perde o valor.

OBSERVAÇÕES:

·         Não entregue trabalhos na secretaria.

·         Caso ocorra algum imprevisto, avise a coordenação por meio da agenda ou pelo telefone.

·         Se souber com antecedência que irá faltar no dia da entrega, procure entregar um dia antes.

·         Se a falta for um imprevisto, entregue o trabalho no dia seguinte para a coordenadora ou professora.

·         Observe as datas de entrega para não ser prejudicado na nota.

·         O trabalho é individual.

·         Este roteiro será publicado no site do colégio e no blog de Geografia. Caso ocorra a perda do mesmo, é só acessar via internet.




BOM TRABALHO! J

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

TERRITÓRIO E NAÇÃO


TERRITÓRIO E NAÇÃO

Estado (país) = território delimitado por fronteiras + pessoas (população)

Ø  quando a população compartilha a mesma cultura é chamada de nação ou povo.

Ø  Povo brasileiro: mesma língua, mesma história, costumes e tradições em comum + particularidades regionais

Brasil: país multicultural pela diversidade de povos que abriga.

Convívio: nem sempre é pacífico. Ex.: Palestina

Onde está a diversidade brasileira?

ü  Culinária, música, festas, folclore, religião, etc.

ü  Estamos unidos pelo sentimento de brasilidade – a identidade que nos torna brasileiros.

EXEMPLOS DE NAÇÕES:

JUDEUS ORTODOXOS


ÁRABES


INDIANOS


CIGANOS


JAPONESES


ESQUIMÓS


ANDINOS


AFRICANOS - MASAIS


PESCA


PESCA

Oceanos = produzem 35 bilhões de toneladas de material orgânico por ano.

·         Recolhemos apenas 100 milhões de toneladas de animais marinhos = 1% do total.

·         Seriam os oceanos a solução para o problema da fome mundial?

Consumo: maior nos países com litoral e abundancia de animais marinhos.

·         Os hábitos limitam o consumo.

·         Brasil é exemplo: pouco consumo por razões históricas e culturais.




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O IMPACTO DA TECNOLOGIA

Século XX: urbanização
* aumento do consumo de alimentos e mais exigências por qualidade nos produtos.
Tecnologias que modernizam a pecuária:
* Ferrovias e rodovias
* Industrialização
* Eletrificação
* Veterinária
Mais preocupação com a conservação:
* Frigoríficos: abate e preparo da carne para conservação em câmaras de refrigeração.




* Pasteurização: processo de conservação do leite, no qual ele é aquecido e depois resfriado rapidamente, reduzindo o número de bactérias e ampliando a durabilidade.





BRASIL E SUAS DIMENSÕES


BRASIL E SUAS DIMENSÕES

Brasil ocupa quase a metade da América do Sul.

Ø  Seus pontos extremos estão muito distantes uns dos outros.

Como administrar essa imensidão?

Ø  Pela criação de estados

ATENÇÃO!!!!!!!!

Ø  Estado (com letra maiúscula): país, governo

Ø  estado (com letra minúscula): parte do território nacional

Brasil: 26 estados agrupados em cinco regiões = Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul